Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

O Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é visto por muitos como um caminho de peregrinos, associados a uma intenção e um objetivo, que alimentam a motivação, promovendo o enriquecimento espiritual e cultural.

Contudo, para outras pessoas, para além da atividade física inerente ao percurso pedestre, é uma forma de se enriquecerem com as diferentes culturas e os diferentes ambientes que este percurso proporciona.

Os aspetos económicos são um fator importante a referir, pois, para além do praticante, ganham também as regiões, que promovem a sua cultura e disponibilizam um conjunto de situações complementares, mas necessárias, a esta atividade desportiva.


Eu já fiz uma pequena parte do Caminho Português de Santiago, entre Ponte de Vedra e Santiago, numa visita de estudo de uma disciplina do 11º ano. Foi uma experiência única de três dias, em que para além do convívio, foi uma ótima maneira de conjugar atividade física com a aprendizagem de coisas novas, com as diferenças das culturas e mesmo da linguagem.


A chegada ao Santuário de Santiago de Compostela foi um momento a recordar, pois foi bem visível a felicidade de todos por termos conseguido lá chegar.



É um percurso de grande esforço físico, que implica o uso de equipamento específico, mas na minha sincera opinião é muito enriquecedor e aconselho a todos a fazê-lo. Um dia vou voltar a fazê-lo, dessa vez do princípio ao fim.

Para quem quiser saber qualquer informação sobre este percurso pedestre pode sabe-lo na Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago de Compostela em http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/


3 comentários:

  1. Nunca tive a experiência de fazer pedestrianismo, mas penso que seria uma actividade de algum interesse e que espero um dia poder experimentar também. Tal como já referi anteriormente, a vertente económica aqui para mim não se enquadra, pois todos devem ter direito a participar nas actividades promovidas pelas entidades competentes (eu sei que isto não é verdade para nada no desporto, pois até para se jogar futsal num pavilhão municipal, tem de se pagar).

    Eu gostava de lançar aqui uma ideia para ser agarrada pelas autoras do blog, se estas o acharem interessante.

    As actividades desportivas em contacto com a natureza são um meio em expansão na sociedade actual em que vivemos, citadina e sedentária.

    Mas a promoção deste tipo de actividades não passa pela população adulta, pois já diz o ditado "Burro velho não aprende línguas". Sou da opinião de que a principal área de intervenção que poderão ter será junto da população juvenil, tentando atrair essas crianças/jovens para este tipo de actividades, ganhando gosto pelas mesmas, através de actividades divertidas, em segurança, diferentes, etc. (Sabem isto melhor que eu, de certo).

    O que eu gostaria de ver publicado e até discutido, pensando ser até do interesse para vós, era de que forma se pode promover este tipo de actividades em meios citadinos, onde não existem grandes áreas para a prática destas actividades (Porto, Lisboa entre outras) e de que forma interceder junto das escolas, que actividades promover, como captar jovens para a prática destas actividades, qual a melhoria que isto poderá provocar nos jovens/população em geral.

    Fica lançado o desafio às autoras, se assim o quiserem agarrar.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Foi com agrado que li o comentário, e o desafio lançado. Concordo com o que disses-te e prometo que será falado entre nós e quem sabe se brevemente não verás satisfeita a tua ideia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. ora aqui esta uma optima maneira de fazer desporto.. juntando a isso conhecimento de varias paisagens,terras,conviver com outras pessoas ,aventura... acho que isso hoje em dia cada vez se faz menos.. e contra mim falo! porque uma caminhada destas faz bem a tudo! exercicio... libertar a mente... a natureza é do melhor k pode haver! nada melhor k a natureza para nos revitalizar!
    parabens pelo blog!

    ResponderEliminar