O Pedestrianismo consiste em percorrer percursos a pé ao longo de caminhos e trilhos, preferencialmente tradicionais ou históricos, na Natureza ou em meio urbano. A sua prática pode ser feita em percursos pedestres não sinalizados no terreno ou em itinerários balizados: Grandes Rotas (GR), Pequenas Rotas (PR) ou Percursos Locais (PL) (Federação de campismo e montanhismo de Portugal - Fcmp). A Fcmp disponibiliza no seu site alguns percursos e informações de GR e PR em Portugal.
O Pedestrianismo é uma actividade estimulante que nos dá grande conteúdo cultural. Assim o testemunhamos, em Miranda do Douro, quando realizámos um percurso de cerca de 4 km, onde se vislumbrava a fauna e a flora, as paisagísticas arribas e o Rio Douro.
O percurso foi de dificuldade fácil e demorou sensivelmente 1h. Infelizmente não tivemos a oportunidade de ir ao ponto mais oriental de Portugal Continental, que fica na freguesia de Paradela.
No entanto, há diversos pontos positivos a salientar deste percurso:
* convívio entre todos os praticantes;
* riqueza cultural adquirida, sobre a cidade, sobre a flora e a fauna (salientando a avifauna e a raça bovina mirandesa), e o contacto com a Língua Mirandesa (mirandês);
* benefícios relacionados com a prática física;
* bem-estar e descompressão do habitual dia-a-dia.
A cidade também beneficiou desta actividade, pois cativou a que todos lá voltássemos, e em termos económicos ganham os cafés, restaurantes, hotéis e lojas de pequeno comércio que vendem os seus produtos e enriquecem a cidade.
Aconselhamos assim, a prática do Pedestrianismo, seja em Miranda do Douro ou em outra cidade qualquer. Portugal tem muitas maravilhas naturais que merecem ser visitadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário